Pages

Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A mágica de um romance imortal- Crítica "Ensina-me a viver"-Stella Miranda

A mágica de um romance imortal

Uma das maiores estrelas da televisão brasileira, protagonista de filmes anotológicos, brilhando nos palcos há dácadas,a diva Glória Menezes encabeça um espetáculo com ficha técnica impressionante e que faz juz aos seus 50 anos de carreira. A começar pelo texto atemporal de Colin Higgins,"Harold e Maude":um cult clássico no cinema e nos palcos,referência para várias gerações de cinéfilos,já influenciou e inspirou espectadores no mundo todo.
Desta vez,na tradução impecável de Millôr Fernandes e nãos mãos ágeis do diretor João Falcão, a sucinta montagem de "Ensina-me a viver" surge quase como um teatro mágico. Um espetáculo de prestidigitação. Os truques e golpes de presteza que o diretor cria em cena iludem a vigilância do espectador e nos arrebatam na plateia.
As esvoaçantes cortinas negras que o cenógrafo Sérgio Marimba suspendeu pelos ares ora escondem ora revelam lances fantásticos.Delicados móveis de ferro retorcido passeiam pelo palco de um lado para outro em arrojados passes de mágica. Os figurinos de Kika Lopes e a iluminação de Renato Machado completam o conjunto harmonioso, onde cada elemento contribui de maneira decisiva e peculiar para criar o clima de mistério e magia que embala amor tão inusitado.

Movimentos inesperados como num filme noir

Esse é o grande diferencial da montagem.Glória Menezes nos comove em filigranas de interpretação na pele da jovem octogenária.Em cena, parece uma porcelana inglesa.Rara e valiosa. Arlindo Lopes,como o deprimido senhor de 20 anos,aposta todas as fichas na produção desse espetáculo.Bravo,Arlindo!É promissor ver ator tão jovem se empenhar com tanto vigor em aventura de tal envergadura. Temos ainda o talentosíssimo Augusto Madeira, que faz a diferença em qualquer espetáculo em que atue. E Ilana Kaplan, com seu humor agudo,e a versátil Fernanda de Freitas, os três arrancando gargalhadas em aparições episódicas.A história do romance improvável por excelência de Harold e Maude flui sempre assim, em movimentos inesperados, criando a ilusão de efeitos especiais como num filme noir de amor e paixão.
Estávamos habituados a lembrar da emoção extraordinária que sentíamos ao assistir Mme.Morineau e o jovem Diogo Vilela protagonizando o romance imortal do casal mais querido dos nossos palcos.Então subitamente nos deparamos com este novo par imponderável:Glória Menezes e Arlindo Lopes.Em poucos minutos conseguimos conciliar em nossos corações a possibilidade de um segundo casal romântico. A mágica novamente se realizou.A fantasia nos permitiu acreditar mais uma vex, que tudo é possível.E novas gerações poderão sonhar o sonho impossível.
Um adendo: foi um prazer e um privilégio poder dialogar com o público e com meus colegas da classe. E mais que tudo, uma honra dividir com meus pares a página de críticas do Segundo Caderno. É emblemático estar lá e cá, como atriz,diretora e crítica.Enfim,essa foi minha última.Estou me despedindo. Espero ter feito uma breve ponte.Obrigada.

Stella Miranda

Segundo Caderno-2008

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © Stella Miranda. All Rights Reserved.
Blogger Template designed by Simple Blogger Tutorials. Distributed by Blogger Templates